Imagem capa - Ih tô noiva, e agora? por Paula Freitas
Casamento

Ih tô noiva, e agora?

Que comecem os preparativos .. 


Com uma linda proposta, repleta de emoções, ou uma decisão pensada e tomada em conjunto, vocês deram mais um passo: noivos. E agora? 

Depois de se emocionar com este lindo momento, a tensão começa a aparecer. 

Afinal de contas, como planejar um casamento inteiro? 

Como realizar o seu sonho nos mínimos detalhes? 

Calma! Vamos ajuda você! 


Para organizar um casamento sem muito estresse, é fundamental seguir alguns passos que vamos te contar aqui. 

Preparada para começar, agora mesmo, a pensar no grande dia de vocês? 


1. Planejamento Financeiro

Pense no quanto vocês podem e querem gastar com o casamento. É importante separar um caderno ou uma planilha no celular ou no computador para fazer o controle de gastos, contas a pagar, etc. Esse controle irá te acompanhar durante toda a organização, por isso é ideal começá-lo o quanto antes. Há muitas maneiras de se pensar um casamento e pode ser que controlar os gastos não seja sua principal preocupação, mas saiba que ao longo do planejamento você irá se deparar uma hora ou outra com o lado financeiro. Então, para ficar mais prático, comece colocando tudo na ponta do lápis. 


2. Defina a data, horário e local

Essas são as principais informações do seu grande dia! É a partir da definição da data e do local que você irá organizar todo o resto. 

Você fará uma cerimônia religiosa? Terá uma recepção? Será de manhã ou à noite? Pesquise os locais próximos à você e verifique a disponibilidade. Também é importante fazer uma pesquisa para te ajudar a decidir qual dos locais atenderá às suas necessidades em todos os aspectos. 

Lembre-se de definir essas informações com antecedência para que você tenha tempo de organizar os detalhes do casamento. 

Uma dica legal é que o casal escolha, juntos, um grupo de datas possíveis para realizar a cerimônia, já que vocês podem não encontrar uma data específica disponível. Tendo duas ou três opções de dias, facilitará também a escolha dos locais. 

Também é importante pensar na quantidade de convidados que vocês pretendem receber. Por exemplo, se forem poucos convidados, apenas os mais próximos, os locais escolhidos devem ser aconchegantes e não muito grandiosos, para que não fique aquele vazio. 




3. Ajuda profissional

Você irá organizar tudo sozinha com o seu noivo? Dependendo da proporção do seu casamento, é interessante procurar um auxílio profissional como o de um cerimonialista. Assim, nada sairá do controle e os profissionais não deixaram nenhum detalhe passar em branco. O cerimonial irá te acompanhar em todos as reuniões e manterá contato com os seus fornecedores para que tudo saia como o planejado. São responsáveis pelo acompanhamento da cerimônia e por cuidar para que tudo dê certo no grande dia. Ah, é importante saber que o cerimonialista também pode ajudar a planejar o casamento desde o começo. 




4. Decoração e festa

A decoração é um detalhe que faz toda a diferença em um casamento. Ela é um espelho dos noivos e diz muito sobre quem eles são. Tanto uma decoração sofisticada quanto uma decoração simples são expressivas e irão abrilhantar o seu grande dia. 

Se a cerimônia e a festa forem organizados em espaços diferentes, lembre-se de procurar uma decoração para os dois ambientes. Para isso, consulte e contrate profissionais locais, que já conhecem os lugares escolhidos por você e que poderão te ajudar melhor neste aspecto. 

Alguns elementos podem te ajudar na hora de escolher a decoração: o perfil do casal, uma temática que representa os noivos e a época do ano em que o casamento será realizado, por exemplo. 


5. Buffet

Para escolher o buffet da sua festa, faça pesquisas e participe de degustações. Desta forma, será mais fácil escolher um cardápio que agrade aos noivos e também aos convidados. 

Um ponto extremamente importante nessa etapa é conferir quais serviços estão inclusos na contratação do buffet. Cardápio, bebidas, louças e talheres, serviço de decoração e garçons são apenas alguns dos itens que você deve conferir ao contratar um buffet. 


6. Entretenimento

Como será a animação da sua recepção? Seja com banda, DJ ou até mesmo uma bateria de escola de samba que realmente vocês se identifiquem, faça uma pesquisa sobre os profissionais capazes de reproduzir músicas que representem você e seu noivo. Veja também se o local escolhido para a festa possui uma estrutura de som para receber a atração que você escolheu. Não esqueçam de fazer uma reunião com o fornecedor escolhido para deixar claro quais as músicas vocês não gostariam que tocassem na festa e quais as que mais agradam a vocês, assim, os profissionais deixaram vocês bem satisfeitos.


7. Foto e vídeo

Vamos registrar o seu grande dia? Contratar uma equipe de fotografia e filmagem é fundamental para eternizar o seu casamento em imagens. Neste momento, converse com os profissionais, apresente referências e partilhe a sua expectativa. Combine também o ensaio pré-casamento, caso você queira fazê-lo. O ideal é que você contrate com o mínimo 10 meses de antecedência do casamento. Eu e minha equipe podemos te ajudar nessa etapa.


8. Convidados

Com quem você e seu noivo querem dividir este momento? Pensar nos convidados para o casamento é algo que você precisa fazer desde o início, afinal, deve ter espaço suficiente para recebê-los. 

Mas, indo para a prática, como definir a lista de pessoas que devem compartilhar este momento com vocês? Dúvida cruel, né? 

A dica aqui é que vocês chamem pessoas que realmente são importantes e que acompanharam o namoro e noivado. Esqueça aquela tia da tia da sua mãe que você não vê há 10 anos e que talvez nem lembre de você e muito menos conheça o seu noivo. 

Pode ser que, inevitavelmente, vocês precisem convidar alguns membros da família por formalidade, mas sempre que possível, levem em conta a relevância daquela pessoa na vida de vocês. Outra dica bem legal é dividir a quantidade de convidados entre o casal, por exemplo: Serão o máximo 300 convidados, sendo assim, a noiva terá 150 convites e o noivo 150. Caso sobre convite de algum dos lados, podem juntar e convidar outras pessoas que não estavam com dúvida na lista.


9. Padrinhos, madrinhas, daminhas e pajens

Ainda falando de convidados, aqui estão os convidados mais especiais do seu casamento: Os padrinhos e madrinhas. 

Estes convidados devem ser avisados com antecedência e, se possível, com um convite especial. Pense em lembrancinhas para tornar o “recrutamento” especial.

É interessante marcar um ensaio com todos para passar todos os detalhes da cerimônia. Caso você tenha assessoria ou cerimonialista, converse sobre isso com ele e peça para organizar o ensaio. 

Se você optar por trajes coordenados para os padrinhos e madrinhas, mantenha contato com todos para confirmar se está tudo conforme o planejado. Neste detalhe, tenha atenção especial às madrinhas, principalmente se optar por um único tom para os vestidos. Caso você tenha disponibilidade, acompanhe-as no momento de escolher o traje. 


10. Lista de Casamento

Fazer com antecedencia por que geralmente vai no convite a lista



12. Convite

Leva tempo e dá trabalho sim, mas é super importante.

Frases do convite

Fazer com antecedencia

Convidados de longe então tem que por no correio

Convite individual se precisar reservar presença


11. Noiva&Noivo

Por último, mas não menos importante: Os noivos! 

São muitos detalhes na hora de organizar o casamento, mas não esqueça do mais importante: Vocês. 

Os noivos devem escolher as alianças, garantir que os nomes estejam gravados e que ela chegue segura ao casamento. 

Para a noiva, são muitos itens: vestido, sapato confortável, acessórios, penteado, maquiagem, buquê… 

Na busca de definir tudo isso, tente participar de feira de noivas e buscar referências que combinem com você. Lembre-se que, quanto mais cedo você escolher o vestido, melhor será para se organizar. Assim, você ficará tranquila quanto aos ajustes que serão necessários fazer no seu traje para o dia do casamento. 

Já para maquiagem e penteado, escolha profissionais que já estão acostumados a trabalhar com noivas. Apresente referências e faça uma prova do visual uma semana antes do casamento. 

E não vamos deixar o noivo de lado! Ajude o seu parceiro a encontrar um traje confortável e que combine com o estilo dele e também com você.


Enfim, são muitos os pontos para organizar e executar o casamento dos sonhos. Mas o mais importante é que vocês tenham certeza dessa decisão e se apoiem durante o processo. 

Uma dica final: Procure manter o controle, ter o contato de todos os profissionais contratados e das pessoas essenciais para realizar este momento único. Trabalhe sempre com um cronograma para que você tenha certeza do que já foi resolvido e assim ter menos preocupações. 

No mais, aproveite muito este momento e seja muito feliz neste novo passo junto ao seu amado!